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Marketing de conteúdo: como começar do zero?

Veja as estrábicas do marketing de conteúdo e a influencia dele sobre os consumidores.

Você sabia que o marketing de conteúdo é uma estratégia que faz com que os consumidores se aproximem muito mais da sua empresa?  

Dessa forma, com o uso dele, será possível realizar muito mais vendas ao longo do tempo?  Com isso, entenda um pouco mais sobre o marketing de conteúdo.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo engajar e se aproximar com o seu público-alvo através de postagens relevantes e valiosas para ele.

Sendo assim, passa a construir e manter uma rede de clientes e potenciais consumidores através de conteúdos que possam ajudá-los a resolver algum problema ou necessidade.

Tudo isso é feito para atrair, envolver e gerar valores para os consumidores de um jeito que cria uma percepção positiva da sua marca ou empresa, no lugar certo e na hora certa.

O marketing de conteúdo ajuda o público-alvo a resolver e solucionar algum determinado assunto. Com isso, cria uma conexão com cada consumidor de modo que ele entenda o que a sua marca tem a oferecer. 

Afinal, o conteúdo criado pela empresa atendeu ou superou as expectativas dele, e assim a confiança por parte dos seus consumidores em relação ao seu negócio, vai sendo construída. 

Por esse motivo, é importante ter uma boa gestão de marketing e vendas.

Deste modo, uma oportunidade de negócios pode ser criada e aproveitada. Com isso, o sentimento do seu público com a sua marca será eficaz.

Pode-se afirmar então que o marketing de conteúdo é um dos aliados do Inbound Marketing, que seria o de atração. Porém, ele é mais amplo. 

Inbound marketing

Basicamente, é um conjunto de estratégias em ambientes digitais focadas na criação e compartilhamento de conteúdos para o público-alvo específico.

Ele pode ser realizado através dos ambientes on-line, como:

  •  Site;
  •  Blog;
  •  E-commerce;
  •  Redes sociais.

Seu principal objetivo é atrair os consumidores para os canais do seu negócio, para que eles possam virar leads, que são potenciais clientes e depois transformá-los em compradores de fato.

Por isso, é muito importante entender tudo sobre o inbound marketing e a importância de uma excelente gestão de marketing branding, e o que molda ativamente a marca, dando credibilidade a ela.

Principais vantagens do marketing de conteúdo para o seu negócio

Com o marketing de conteúdo, seu site conseguirá ter base para ser encontrada na internet pelos consumidores.

Hoje em dia, cada vez mais as pessoas realizam pesquisas nos buscadores, e eles possuem algoritmos que conseguem encontrar conteúdos relevantes de acordo com as buscas dos usuários.

Então, se o site tiver um marketing de conteúdo bem trabalhado, ele terá mais chances de ser encontrado pelos mecanismos de busca.

Assim, conseguirá aumentar o tráfego do seu site de maneira relevante e assertiva.

Portanto, quem trabalha com marketing de conteúdo, tem mais chances de ser encontrado quando comparado àqueles que não usam.

Ele também ajuda no brand awareness, ou seja, o reconhecimento da marca de forma positiva.

Com isso, as pessoas acabam criando uma conexão com a sua marca. Dessa forma, elas têm uma propensão maior em comprar com empresas ou marcas que são familiares ou possuem alguma conexão.

  1. Promover engajamento

Esse marketing também consegue promover um engajamento maior entre os consumidores com a sua marca, ao produzir um conteúdo relevante e de qualidade.

Elas irão compartilhar conteúdos com os conhecidos e comentando ou interagindo de outras maneiras.

Caso tenha a oportunidade, é importante investir nos conhecimentos técnicos, como por exemplo em um curso de empreendedorismo ead, que te trará muito conhecimento.

Isso faz com que as pessoas interajam com sua marca e, muitas vezes, tornam-se defensores da sua empresa.

Além disso, o marketing de conteúdo relacionado ao público, ajuda a resolver alguma dúvida, problema ou necessidade de determinadas pessoas.

Isso também auxilia a tomar melhores decisões como a de compra, por exemplo. Com conteúdos relevantes bem planejados, sua empresa conseguirá quebrar objeções e aumentar a satisfação dos clientes.

Principalmente, porque eles chegarão na decisão de compra com um conhecimento total do seu produto.

Com isso, vai chegar ao sucesso do cliente que é um assunto muito importante, mas que muitas empresas acabam esquecendo de trabalhar. 

Dessa maneira, é possível aprimorar as vendas e os conhecimentos através de uma faculdade de vendas.

Sendo assim, cria-se uma base de clientes satisfeitos e fiéis que representa uma importante parcela do faturamento da empresa.

Ademais, conseguir um novo cliente para a empresa pode-se tornar algo caro até porque pode ser necessário investimentos para trazer novos consumidores.

Entretanto, com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, sua empresa conseguirá reduzir bastante o custo de aquisição dos clientes.

É possível fornecer materiais que tiram as dúvidas dos clientes antes ou na hora da compra, sempre com conteúdos que podem reduzir o processo de vendas.

Através do marketing de conteúdo e uma boa gestão comercial ead, é possível também que eles continuem comprando com frequência em sua empresa.

Como trabalhá-lo do jeito certo?

Toda essa aproximação do cliente depende muito de uma boa estratégia de marketing de conteúdo. 

Desse modo, é necessário algumas dicas para entender os seus principais pilares e assim, usar ele de um modo efetivo.

  1. Defina os objetivos

Comece definindo seus objetivos principais. Tenha isso bem claro, porque serão esses os focos que a sua empresa vai concentrar os seus esforços.

Lembre-se que os objetivos precisam ser tangíveis de acordo com a estrutura e condição do negócio.

Com essa definição muito bem feita, as métricas mostrarão se o trabalho está sendo bem realizado em um caminho para a direção planejada.

Como exemplo, é possível citar:

  • Engajamentos;
  • Número de leads;
  • Vendas;
  • Retorno de clientes.

Esses são os tópicos que serão os objetivos, além de serem alguns dos pilares que deixam um conteúdo eficaz.

  1. Defina Buyer persona

É a representação do cliente ideal para o seu negócio. Para isso, precisa de alguns dados como o nome, características, hábitos e preferências.

Além disso, ela é muito importante para conseguir entender bem como seus clientes se comportam para conseguir definir qual o tipo de conteúdo desenvolvido para ele.

Dessa forma, atender as necessidades ou problemas que eles precisam resolver. 

Com tudo isso, entender a persona é fundamental para produzir conteúdos que sejam relevantes para eles.

  1. Trabalhe o funil de vendas

Com um investimento em uma boa gestão comercial ead, é hora de trabalhar todos os pontos do seu funil de vendas.

Entenda quais são os momentos em que seus clientes passam para realizar uma compra com o seu negócio, seja no fundo, meio, topo do funil e até mesmo nos pós-compra.

Assim, trabalhe em conteúdos para cada um desses momentos. Fazendo isso, conseguirá ajudar seus clientes com materiais bem relevantes e assertivos.

  1. Selecione os canais

Escolha os canais em que sua persona está, além disso, escolha apenas aqueles nos quais sua empresa consiga realmente trabalhar de forma sólida e constante.

Esses canais podem ser:

  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing;
  • Infográficos.

No geral, trabalhe com conteúdos relevantes no seu canal para que seu público goste de estar. Todas estas são etapas importantes para fazer uma aplicação do início ao fim em sua empresa.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

Fonte da imagem: https://br.freepik.com/

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