Calosidades nos pés que são os calos que aparecem em suas mãos e pés. Eles geralmente não causam muito desconforto, mas se não forem tratados, podem causar muita dor e inflamar com o tempo.
Isso se aplica principalmente a mulheres que usam sapatos femininos de salto alto. Pessoas que sofrem de diabetes e doenças cardiovasculares devem prestar atenção especial aos calos. Como prevenir calos e o que fazer se você já os tiver.
Calosidades nos pés são calos causados pela pressão permanente ou fricção da superfície da pele. Essa pressão faz com que a pele morra e cria uma camada córnea da epiderme que não descasca, mas cresce, criando uma camada protetora espessa e dura. Os calos não são causados por vírus e, portanto, não podem ser infectados.
Calosidades nos pés: Como são os calos?
Os calos são saliências cinzentas ou amarelas que são menos sensíveis ao toque do que a pele vermelha circundante. Esses tipos de calos se formam principalmente nas mãos e nos pés, embora também possam se formar nos joelhos ou cotovelos.

Os calos nas mãos geralmente se formam na base dos dedos. Por outro lado, os calos nos pés geralmente se formam no calcanhar e sob o dedão do pé.
As causas da formação de calos
- Sapatos apertados que causam pressão
- Sapatos de salto alto que pressionam a frente do pé
- Sapatos soltos que podem causar atrito
- Sapatos com sola fina, em que é colocada mais pressão no pé do que em sapatos com sola mais grossa
- Usar sapatos sem meias
- Andando sem sapatos
Calosidades nos pés, os chamados calos também se formam quando a artrite reumatóide não é tratada.
Eles também podem ser o resultado de um distúrbio na marcha (por exemplo, pé chato transversal ) ou na estrutura óssea (por exemplo, esporão de calcanhar – um pequeno crescimento ósseo que se forma ao longo das articulações).
Calosidades nos pés: Como tratar calos?

O objetivo do tratamento é minimizar a pressão ou fricção que está causando a impressão. Normalmente, basta usar palmilhas de proteção adequadas que separam parte do pé do interior do sapato.
Os calos podem ser suavizados e removidos com ácido salicílico. Você também pode mergulhar os pés em água morna e depois esfregar a pele morta com uma pedra-pomes.
No entanto, a melhor solução é visitar um podólogo certificado – você pode encontrar uma lista de escritórios confiáveis aqui. Consulte o seu médico se tiver diabetes, doença arterial periférica, neuropatia periférica ou outra doença cardiovascular.
Um especialista pode usar uma pequena faca para cortar os calos ou encaminhá-lo para um podólogo. Você nunca deve cortar os calos sozinho. Se houver uma alteração na estrutura óssea como resultado do aparecimento de calos, o seu médico pode decidir submeter-se a uma cirurgia.