English Deutsch Espanholes Italiano Française Japanese

TELHADO VERDE

O que me inspirou na criação dos Telhados Verdes (4), na realidade foi uma foto que ví na web, uma casa bem antiga com muito mato em cima. Achei aquilo incrível e acolhedor, algo que eternizava a casa e engrandecia a Natureza.

Senti uma vontade de criar as minhas próprias paisagens, nunca vi uma casa assim aqui no Brasil, e então parti para concretizar a idéia.

Em minhas andanças catando sucatas e materiais jogados no lixo, encontrei tudo o que precisava, lonas, madeira, pedras, plantas,restos de tintas, pixe, etc

E assim dotado de uma criatividade, além do meu conhecimento, passei a monta-lo, sem consultar nada apenas com minhas próprias idéias e conhecimentos de construção que tenho pois sou pedreiro aprendi com quinze anos, agora tenho sessenta, e muita experiência.

A minha casa foi eu mesmo que construi, conheço bem todos as qualidades e limites dela, e por ser uma casa de bairros periféricos e assim em terrenos de medidas populares o famoso 6X22, 5X25, etc.

Ou seja com quintal já todo tomado por piso e cimento, sem terra para plantar nem uma salsinha, foi estas também coisas que pesaram a realizar os telhados verdes

E assim hoje nestes já 6 anos de criação destes telhados, tenho muito verde aqui em casa, é comum ter pelos cantos, alecrim, arruda, menta, canfora, boldo, etc.

Tenho ornamentais que gosto muito e uma das que mais me agradam é o Bambuzinho ornamental, a Primavera, mas meus jardins não são voltados para um paisagismo de apenas plantas bonitinhas,todas as plantas fazem parte da cadeia ecológica e são importantes para a Natureza, é claro que a organização imposta pelas mãos do homem, propicia ter mais beleza não deixando que uma espécie invasiva demais mate as plantas que queremos que se evidenciem.

Aqui encontra muito das plantas conhecidas atualmente como Pancs (Plantas comestíveis não convencionais), e como exemplo tenho e bem desenvolvidas o Açafrão da Terra e a Taioba.

Tenho um belo exército de lagartixas que saem ao começar do anoitecer para cassar mosquitos e outros insetos, e o famoso cri cri dos grilos a noitinha, e durante o dia visitantes como borboletas, marimbondos, beija-flores, passaros, a mamangaba (Vespa negra grande), passam por aqui.

Não uso nenhum produto químico na terra, nem venenos, adubo é cascas de frutas picadas.


Gostou de meu trabalho em prol da Natureza - Doação


Telhado em cima da lavanderia que é de telhas onduladas médias. Esta foto é de 2013.


Aproveitamento da água da chuva que vem do telhado verde, e vai para um tambor de 200 litros fechado. Foto em 24/01/2019- Tempo chuvoso aqui em SP


O sistema é todo feito em pvc com canos de 3 e 6 polegadas e perfil de pvc para conter as plantas na beirada, a água não fica exposta, evitando assim a proliferação de mosquitos. Foto em 24/01/2019


Nesta altura o telhado em março de 2013 estava bem florido, e tudo verdinho, ele foi realizado em outubro de 2012.


As paisagens no telhado verde mudam de tempos em tempos, pois na natureza temos plantas perenes e plantas passageiras, ou de época, que depois somem e reaparecem na sua época. Como é o caso desta folhagem colorida.


As paisagens no telhado verde mudam de tempos em tempos, pois na natureza temos plantas perenes e plantas passageiras, ou de época, que depois somem e reaparecem na sua época. Como é o caso dos Girassois.


Esta porta-janela fica em frente ao telhado da garagem, em destaque vemos o Bambuzinho ornamental, Taioba, Açafrão da Terra e plantas que nasceram expontaneamente. Por vezes tenho que controlar uma ou outra planta que queira ser muito dominante na área para equilibrar o eco-sistema.


Esta minuscula flor que adquiri com o nome de Érica, durou muito tempo, mas depois secou e sumiu, conheço uma outra flor minuscula chamada Érica também diferente e de cor lilaz.


Visão geral do Telhado mais alto da casa, nesta época acho que em 2016 havia plantado o gramado e ele estava verdinho.


Este Projeto com o Telhado Verde, já está sendo realizado por mim há 6 anos, a maioria dos materiais que utilizo são aproveitados da reciclagem e restos de construções, um aperfeiçoamento maior e melhor poderia ser feito, e assim conto com a Doação expontânea de quem se interessar pela Preservação da Natureza, o Planeta realmente necessita deste apoio. Grato, o link para Doações se encontra aqui:







Noticias de Uol Noticias